Os exames de análises clínicas têm como objetivo verificar o estado de saúde do paciente ou investigar patologias, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.
De acordo com a coordenadora da Unidade, Anicélia Cristina, “O Laboratório Municipal faz exames de hematologia, imunohematologia, imunologia, bioquímica, uroanálises e parasitologia, totalizando atualmente 33 tipos de exames! O espaço possui um equipamento de bioquímica automatizado que faz 20 tipos de exames, um de hematologia que libera o hemograma e a contagem de plaquetas, já outros exames são feitos de forma manual e com o uso do microscópio. Ademais, são feitas coletas solicitadas para sorologias, PSA total e livre.”
O laboratório realiza o planejamento de suas coletas de forma agendada. As coletas são feitas no próprio laboratório, situado na ESF IV (Arez), nas UBSs dos distritos (Areias, Nascenca, Mundo Novo, Urucará, Primeiro Rio e Patané). Vale salientar ainda que todos os dias são atendidas as urgências do Pronto Atendimento Dr. Juca, além das urgências solicitadas na atenção básica. As coletas domiciliares são atendidas sempre que os familiares avisam a equipe.
Os resultados dos exames de urgências são liberados no mesmo dia e os demais de três a oito dias.