Arez agora faz parte do Roteiro “Caminhos dos Santos Mártires”.
Na última sexta-feira (01/10), o prefeito Bergson Iduino, o representante da associação que administra o Museu Clidenor de Lima Galvão, Pe. Aerton Sales, a Secretária paroquial da matriz de São João Batista, Nara Leão, a Secretária do esporte, do lazer, do turismo e da cultura, Lidia Ferreira, e a Assessora de Comunicação, Jacielle Lima, se reuniram com o idealizador do projeto “Caminhos dos Santos Martires”, Sidnésio Moura, para tratar sobre a implementação do município de Arez no roteiro que possibilitará aos turistas e peregrinos de diversos lugares experiências com a religião, bem como com as histórias, culturas e lazeres aqui do Rio Grande do Norte.
Em 2017, o Papa Francisco realizou a cerimônia de canonização do Pe. André de Soveral, pe. Ambrósio Francisco Ferro, do sacristão Mateus Moreira e mais 27 leigos vítimas de massacres nas comunidades de Uruaçu e Cunhaú pelos holandeses. Diante disso, o roteiro visa difundir a devoção aos protomártires do Brasil ao contar também a história da invasão holandesa no país.
Logo, é de conhecimento histórico que os holandeses ocuparam as terras que hoje fazem o município de Arez entre 1634 e 1652, inclusive a ilha do Flamengo possui este nome devido ao fato dos holandeses terem construído um Fortim no espaço. Na luta por domínio do local, houveram na ilha pelo menos quatro batalhas importantes entre Portugueses e Holandeses.
De acordo com o Prefeito Bergson Iduino “Arez sempre teve potencial para ser reconhecido e valorizado. Sua história, cultura e riquezas naturais deveriam estar introduzidas nos roteiros turísticos há anos. Garantir que Arez participe do Roteiro dos Mártires poderá impulsionar não só o turismo religioso no município, mas também o ecoturismo e o turismo histórico, afinal temos muito a contar sobre a invasão holandesa no Brasil”.
A introdução de mais um parceria no âmbito turístico proporcionará o fomento da economia local, assim como a criação de projetos de infraestrutura para melhor receber os visitantes.