PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO SOBRE O NOSSO MUNICÍPIO LEVANTA NOVOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS QUE AJUDARÃO A RESGATAR E CONTAR NOSSA HISTÓRIA.
Em reunião realizada com a Secretária do esporte, do lazer, do turimo e da cultura; Secretário de Educação e Assessora de Comunicação, os pesquisadores Francisco Neto e Aldilene Marinho César trataram sobre os encaminhamentos do projeto de pesquisa sobre a história de município que vem sendo realizado desde o início do ano em parceria com a Prefeitura de Arez.
Francisco Neto é natural de Natal, mas sua família materna é
do distrito de Nascença, lugar onde viveu muitas experiências

na infância e juventude. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aldilene Marinho César é natural de Patané, localidade para onde retorna, sempre que possível, para se reconectar com sua história. A pesquisadora realizou seus estudos acadêmicos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) do Rio de Janeiro.
De acordo com os professores, “O projeto De Guaraíras a Arez: caminhos de nossa história, percursos de nossa identidade (séculos XVII a XX) é um sonho antigo: pesquisar e escrever sobre o passado de nossa terra, uma vez que ainda existem poucas pesquisas acadêmicas sobre a história de Arez. Por isso, neste ano de 2021, realizamos investigações em arquivos e acervos localizados em Arez e fora dela, inclusive fora do país, onde localizamos documentos até hoje desconhecidos que nos ajudam a entender como viviam os arezenses de antigamente. Como exemplo desses documentos, destacamos as lindas fotografias feitas por viajantes que estiveram em Arez no início do século XX, apresentando a beleza da área central da cidade. Todo esse material vem sendo organizado e estudado para compor um livro sobre a história e a cultura local, que esperamos lançar brevemente, oferecendo novas perspectivas para conhecermos Arez.”
Um encontro com o Prefeito Bergson Iduino está agendado para segunda – feira (03/01) com o objetivo de fortalecer a parceria para a continuidade da pesquisa.