AREZ É UM DOS 56 MUNICÍPIOS DO BRASIL APROVADOS EM EDITAL DO ITAÚ SOCIAL E RECEBERÁ R$ 248.800,00 PARA REALIZAÇÃO DE PROJETO NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Arez, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, intitulado “Serviço de guarda subsidiada de Arez”, foi submetido ao edital FIA 2021 (Fundos da Infância e da Adolescência) do Itaú Social e se tornou um dos 56 projetos selecionados no Brasil.
O programa do Itaú destina recursos para iniciativas de todas as regiões do país que contribuem com a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Ao todo no ano de 2021 foram realizadas 701 inscrições de projetos de todo pais e apenas 56 foram selecionados.
O que será o Serviço de guarda subsidiada de Arez?
Nos dois últimos anos, em decorrência da Pandemia e da necessidade do distanciamento social, os índices de violência intrafamiliar aumentaram de acordo com dados do Conselho Tutelar e do CREAS. Logo, o objetivo do serviço é que crianças e adolescentes acometidas por violência dos seus pais sejam cuidadas por guardiões da sua família extensa (tio/a, avô/ó, etc.), mudando a realidade do município, uma vez que a prática era encaminhar a criança afastada da família por ordem judicial para uma uma instituição acolhedora na cidade de Natal /RN, com 61km de distância.
Com a iniciativa, os guardiões, que terão a tutela das crianças, serão orientados por psicóloga e assistente social e participarão de encontros com famílias na mesma situação para troca de aprendizados. Todos serão acompanhados nos serviços de saúde, educação, assistência social, entre outros.