Nossa programação junina contará com a presença de Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que realizarão levantamentos de dados para desenvolvimento de pesquisa sobre Arez.
No dia (12/06) recebemos estudantes do curso de História da UFCG que participam do projeto intitulado “De Guaraíras a Arez: dinâmicas sociais e processos históricos de formação de uma espacialidade local (séculos XVII a XX)”, que é coordenado pelo professor dr. Francisco Sales Neto. Eles ficarão em nosso município até o dia 19/06 e realizarão levantamentos nos arquivos públicos municipais, visitarão a ilha do flamengo, o museu Clidenor de Lima Galvão, o Instituto Histórico e Geográfico do RN, assim como poderão vivenciar e participar dos nossos festejos culturais.
Os objetivos principais da pesquisa são:
– Investigar os processos de formação histórico-social da região que corresponde à atual cidade de Arez, entre os séculos XVII e XX, buscando problematizar a memória social local e compreender como esse espaço e seu povo foram constituídos ao longo do tempo.
– Produzir conhecimento histórico-cultural sobre Arez, especialmente para a educação básica, por meio da elaboração de um Guia Didático que possa ser utilizado por professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem locais.
Nossa cidade é rica em Cultura e História. Logo, a gestão municipal tem apoiado iniciativas desse tipo para dar destaque a todo este nosso potencial.