Neste sábado (30/07), por meio da parceria entre o Idema e a Prefeitura de Arez, aconteceu uma oficina de Gastronomia e Sustentabilidade com o Liliu.

O primeiro momento foi de teoria. Na ocasião os participantes puderam entender um pouco sobre o uso sustentável do Liliu (para alimentação com diversas receitas e para o uso das conchas das mais diversas formas), bem como, sobre alguns tipos de plantas comestíveis.
Em seguida o treinamento seguiu com parte prática. Colocando a mão na massa, os participantes puderam aprender as técnicas de corte, técnicas de cozimento, técnicas de biossegurança e as receitas.
Foram realizados diversos pratos, como: Liliu na moranga, moqueca de liliu, arroz cremoso de Liliu; geleia de maracujá com manga; entre outros.
A oficina foi ministrada por Layanne Alencar, Gastrônoma pelo Istutitudo Federal do Ceará (IFCE) e Mestra em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Ilba Medeiros, Nutricionista da Prefeitura Municipal de Natal; Ramiro Camacho, Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão; e Liana Senna, Gestora da APA BONFIM GUARAÍRAS.
Confere as fotos e vejam os pratos preparados pelos participantes