OUTUBRO VERDE – Mês de combate à sífilis e sífilis congênita
Na próxima segunda-feira (31/10) as estratégias de saúde da família estarão realizando testes rápidos.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema Pallidum. Logo, a sífilis adquirida apresenta-se quando sua transmissão ocorre pelo contato sexual desprotegido, ou por contato direto com o sangue contaminado. Já a sífilis congênita é uma doença transmitida através da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada para a criança durante a gestação (transmissão vertical).
É uma infecção grave que pode causar mal formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce muito doente. Ela pode ser prevenida durante o pré natal, evitando assim que pais infectados transmitam a doença à criança.
Para prevenir a sífilis e outras IST’s, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a necessidade de utilizar preservativo durante a relação sexual. Além disso, também disponibiliza os testes rápidos em todas as unidades de saúde (UBSs) do município. Para solicitar os testes rápidos basta se dirigir a uma unidade de saúde. Os exames são realizados através de uma gota de sangue retirada através de um furo no dedo. O resultado sai em até 15 minutos.
Se cuide e cuide de quem você ama.