A saúde de Arez alcança um novo patamar e fica em 7° lugar no raking regional do Previne Brasil.

Entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, Arez alcançou o 7° lugar no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde.

O “Previne Brasil” foi lançado em 2019, sendo um novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais e assim melhore a assistência prestada a população.

O Previne Brasil avalia sete indicadores na saúde básica:

– Gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação

– Gestantes com exames para sífilis e HIV.

– Gestantes com atendimento odontológico realizado.

– Mulheres com coleta de exame citopatológico na APS.

– Crianças de um ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite.

– Pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

– Pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Desde 2021 que a cada quadrimestre as equipes de saúde de Arez vem se estruturando para atingir os indicadores propostos.

Tudo isso é fruto de uma gestão comprometida com a saúde do povo arezense.

#PrefeituradeArez
#GestãoQueFazAcontecer