Prefeitura de Arez recebe professores e alunos da UFRN.
Uma equipe de professores e alunos, ligados ao departamento de Antropologia da UFRN, realizou uma visita técnica em nosso município, mais especificamente à comunidade de Camucim. Essa visita foi realizada como uma etapa preparatória para o Seminário Culturas Alimentares que ocorrerá no próximo ano na UFRN, com o apoio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Acompanhados por alguns secretários municipais, o grupo visitou os sítios de coletas de Liliu, marisco coletado por famílias da região, conhecendo os problemas relacionados ao escoamento da produção e a destinação das conchas. Em seguida, o grupo pode provar os patrimônios alimentares de Arez, preparados pelas cozinheiras, junto à equipe da prefeitura, com a presença do Prefeito Bergson Iduino.
Na parte da tarde, estudantes e professores se reuniram como os quilombolas da Comunidade de Camucim, que relataram suas lutas para a titulação das suas terras, suas memórias ainda vivas sobre a escravidão, a organização no passado em torno do “Pai-de-casa” Celestino Alves; também contaram sobre suas manifestações culturais como o pastoreio, o “pau-furado” e o drama, auto cantado. Para finalizar o dia, foi oferecido um café da tarde com a culinária quilombola e deliciosos caldos de liliu.