A Prefeitura municipal de Arez, por meio da Secretaria municipal de Saúde segue com a intensificação das ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti.
Nesta segunda-feira (04), Agentes de Combate a Endemias (ACE) aplicaram inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) portátil – para bloqueio da transmissão da dengue e outras arboviroses, como Chikungunya e Zika – nos locais em que são passiveis de foco para o mosquito na localidade do conjunto Guarairas.
A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, ou seja, no período em que a fêmea do Aedes aegypti transmite a doença. As atividades são planejadas e definidas conforme avaliação técnica de cada território, considerando os aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos humanos), entomológicos (densidade vetorial do Aedes aegypti) e operacionais de cada área analisada. A estratégia consiste na aplicação do inseticida com equipamentos costais motorizados, utilizados pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). O uso desse tipo de equipamento possibilita que o jato do produto seja em local direcionado e específico.
Nos dias que antecedem a ação, os ACE percorrem a área onde haverá aplicação do UBV para informar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados, como tampar alimentos e manter portas e janelas dos imóveis abertas.