A Lei n°569/2021, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Bergson Iduino, em 21/06/2021, consiste em manifestar na cidade de Arez o Dia Municipal em Memória das Vítimas em Decorrência da Pandemia da Covid-19, hoje, 02 de Julho.
O 02 de Julho foi atribuído para marcar a data, em virtude de exatamente neste dia, no ano de 2021, o município ter registrado a sua primeira confirmação de óbito do Coronavírus.
O Dia Municipal em Memória das Vítimas em Decorrência da Pandemia da Covid-19 possui como intuito guardar a memória dos cidadãos arezenses falecidos, prestando uma homenagem a estas vítimas e marcando historicamente o enfrentamento e as consequências da pandemia na cidade, além de demonstrar respeito aos familiares, amigos e aos munícipes que sofreram em razão da pandemia.
Esta data representa não somente uma homenagem às vítimas fatais da Covid-19, mas objetiva, sobretudo, possibilitar um pouco de conforto às famílias que passaram a sofrer com partidas tão repentinas de entes queridos e que, na maioria dos casos, não puderam ao menos se despedir como gostariam.